Saco
"Respira Comigo"

Respira Comigo
Geralmente não prestamos atenção à nossa respiração. Ela acontece naturalmente sem que para isso tenhamos de fazer algum esforço. Acontece que a forma como respiramos tem um grande impacto no nosso interior.
Qual a importância da nossa respiração?
Porque é que é tão importante prestar atenção à nossa respiração?
Estas são duas questões que te convido a refletir.
Quando respiramos pela boca, enviamos um sinal ao nosso corpo para se preparar para algo que vai acontecer e ativamos no nosso sistema nervoso o modo de luta ou fuga. Isso faz com que o nosso corpo seja inundado de adrenalina para que estejamos reativos, acelerando o nosso batimento cardíaco. Este estado afeta negativamente a nossa capacidade de foco, o nosso poder de decisão e ficamos mais impulsivos e defensivos.
Quando respiramos pelo nariz enviamos um sinal ao nosso corpo de que está tudo bem. O ar que inspiramos é filtrado e mais quente. A nossa energia é gasta para cuidar do nosso corpo, para estarmos saudáveis, para digerirmos bem a nossa comida, para crescermos. A nossa mente consegue ajustar os diversos estímulos e filtrar o que realmente importa, ajudando a manter o foco no que queremos. Ficamos menos reativos e podemos colocar-nos numa postura de observação. O nosso batimento cardiaco é mais suave.
Assim ficamos com uma ideia mais clara acerca da nossa respiração e dos efeitos que ela tem no que sentimos. Isto significa que quando nos tornamos mais conscientes da nossa respiração e respiramos pelo nariz assumimos o controlo. Se tivermos esta atenção nos momentos mais desafiantes podemos escolher de que forma vamos gerir as nossas emoções e para onde vamos direcionar o nosso foco.
Naturalmente não é um processo fácil, mas é um caminho que vale muito a pena seguir e quanto mais cedo, melhor!
Ao ensinarmos às nossas crianças que elas são os mestres da sua respiração, podemos ajudá-las a mudar a forma como interagem com as suas emoções e com o mundo à sua volta.
Vamos respirar?
Vê os vídeos que tenho para ti!
